#ENCCEJA 2019: inscrições de 20 a 31 de maio

As inscrições podem ser feitas entre os dias 20 e 31 de maioclique aqui;

o exame será aplicado 4 de agosto

 

O cronograma do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 já pode ser consultado. As inscrições ocorrerão entre os dias 20 e 31 de maio.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame será aplicado no dia 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.

Os interessados em participar dessa edição, mas se inscreveu para o Encceja 2018 e não compareceu, terá de justificar a ausência entre os dias 15 e 24 de abril. Para isso, é necessário enviar ao Inep documentos que comprovem o motivo da ausência. Mais informações estão disponíveis no Edital.

O exame é aplicado para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada e que têm interesse em conquistar um diploma de ensino fundamental (a partir dos 15 anos completos) ou de ensino médio (a partir de 18 anos completos).

O certificado será entregue apenas para os participantes que atingirem o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento exigidas no Encceja e cinco pontos na redação.

 

Cronograma Encceja Nacional Regular 2019

Etapa Período
Divulgação do edital abril
Inscrições 20 a 31 de maio
Aplicação da prova 25 de agosto

 

Encceja – O Inep é responsável pela aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no Brasil e no exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil, quanto em países como o Japão.

O material de estudo disponível na página do Encceja é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio):

Acesse aqui os materiais de estudo disponibilizados pelo INEP/MEC: https://goo.gl/yJ5J9C

 

* A matéria foi atualizada em 22 de abril de 2019. Foram alteradas as datas para justificativa de ausência, que será junto com a inscrição, e a data de aplicação do exame.

 

Fonte: Portal INEP/MEC; Portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.