O concurso Desafios Sustentáveis tem como objetivo estimular e sensibilizar os alunos da Educação Básica acerca da realidade socioambiental dos Biomas do Estado de São Paulo em relação ao tema Gestão Democrática, por meio de um concurso para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.
O referido concurso é destinado aos alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) Anos Finais e Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos, matriculados e frequentes na rede pública de ensino do Estado de São Paulo.
Os alunos da EE Izabel Lerro Ortenblad, do município de Novais, são finalistas no Concurso “Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo” com a inscrição do aplicativo “Water Life”, construído por eles.
Alunos da EE Izabel Lerro Ortenblad que desenvolveram o aplicativo Water Life: Caio Freitas Barro, Daniel Dias dos Santos, Gabriel Marchi Araújo e Kevins Andreans de Oliveira.
Nesta fase do concurso, será vencedor o vídeo MAIS VOTADO pelo público na internet.
Acesse a página de votação e faça a sua escolha!
A EE Izabel Lerro Ortenblad é a terceira da lista:
Prazo para a escolha dos melhores apps criados por alunos segue até próximo dia 20; vídeos mais votados serão premiados com notebooks. Toda a comunidade escolar é convidada a conhecer e votar no melhor app do concurso “Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo”, iniciativa da Secretaria da Educação, em parceria com o Google e a Microsoft.
No geral, os apps se enquadram em 3 tipos: informativo, jogo e radar de queimadas. No informativo, os estudantes apresentaram detalhes sobre os biomas do estado de São de Paulo e maneiras de preservação. Em jogos, a ideia foi promover algumas dinâmicas conscientes, como “lugar de lixo é no lixo”. E, para queimadas, há opção para enviar alertas de queimada e focos de incêndio.
São 10 finalistas que representam escolas de Adamantina, Barretos, Catanduva, Jacarei, Miracatu, Mogi das Cruzes, capital, São João da Boa Vista e Taquaritinga.
Para a escolha dos apps finalistas, especialistas avaliaram a pertinência entre o aplicativo e o tema proposto, qualidade, criatividade e originalidade; implantação da ideia, especialmente quanto a experiência do usuário, facilidade de uso, design e funcionalidades; o impacto na comunidade escolar e o potencial de promoção de atuação conjunta entre sociedade e Estado.
Os alunos responsáveis pelos três aplicativos mais votados levarão para casa notebooks. Os vencedores serão conhecidos até 24 de novembro.
Sobre o concurso
Para chegar à fase final do concurso, os aplicativos precisavam ser baseados em cinco temas geradores, que são: biodiversidade, água, energia, consumo e resíduos. A proposta é que os estudantes pudessem criar o protótipo a partir de uma problemática de seu cotidiano ou do entorno da escola em que estão matriculados, com ajuda da comunidade escolar. O reconhecimento dos biomas faz parte do currículo oficial do Estado para as aulas de geografia a partir do Ensino Fundamental.