SP Sem Papel

SP Sem Papel é o programa do Governo do Estado de São Paulo para reduzir / eliminar gradualmente o trâmite de papel no âmbito da Administração Estadual e no seu relacionamento com outras esferas de governo, mediante, entre outras iniciativas, ações de desburocratização e a adoção do processo digital. 

O portal SP Sem Papel é uma plataforma corporativa para a produção, tramitação, gestão e controle de processos / documentos digitais, que garante a classificação dos documentos no ato de sua produção de acordo com a Política Estadual de Arquivos.

Também assegura a preservação e a transparência dos documentos produzidos pela Administração Paulista, com controle de documentos sigilosos, e a confiabilidade por meio de assinatura por autenticação ou certificação digital.

A plataforma permite, ainda, a recepção de demandas, facilitando o relacionamento entre Prefeituras, Assembleia Legislativa e o Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de se proporcionar um melhor atendimento à população paulista.

O portal é de uso exclusivo dos servidores públicos da administração estadual, prefeitos e entidades sociais autorizados a produzir documentos digitais e/ou formalizar relação bilateral com o Governo do Estado de São Paulo.

 

Site Oficial do SP Sem Papel:

https://www.spsempapel.sp.gov.br/

 

Acesso ao Sistema:

https://www.documentos.spsempapel.sp.gov.br/

 

Manual Básico de Operações do Sistema:

Manual

 

Resolução SG-57, de 30-9-2019

Resolução.pdf

 

Padrão de Nomes Arquivos Digitalizados:

Veja aqui como deve ficar a nomenclatura dos documentos digitalizados

Visualizar

 

Treinamento:

https://treinamentos.spsempapel.sp.gov.br/

 

Tutorial: Salvar Documento em PDF/A com OCR:

Antes de salvar o arquivo como PDF/A é necessário realizar o processamento OCR para que os textos contidos nos arquivos digitalizados sejam realmente reconhecidos como texto e não apenas como uma imagem, e posteriormente ao subir estes arquivos no sistema, o mesmo permita encontrá-los pelo seu conteúdo.


Opção 1 – baixe e instale o programa no link abaixo:

Conversor PDF/A e OCR

Obs.: este não é um programa oficial e foi desenvolvido para auxiliar na conversão.


Opção 2 – utilizando o programa PDF-XChange Editor:

Obs.: o Windows 10 instalado pelo NIT de sua diretoria de ensino já possuí este programa instalado e licenciado, portanto desta forma não aparecerão marcas d’água de propaganda nos arquivos. Caso o seu sistema seja o Windows 7 ou outros, verifique com seu NIT a possibilidade de atualizar para o Windows 10, assim este programa funcionará adequadamente e outros problemas relacionados a compatibilidade de programas e sistemas poderão ser evitados.


Opção 3 – programa on-line:

https://www.ilovepdf.com/

Obs.: sugestão do CGRH/Douglas Matias. 

 

Fonte: Site Oficial do SP em Papel; Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia da Diretoria de Ensino da Região de Catanduva.