Planejamento Escolar 2020

Semana do Planejamento Escolar 2020

Diretoria de Ensino da Região de Catanduva

A semana de 27 a 31 de janeiro de 2020 foi dedicada para que os professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo se reunissem com a equipe gestora de sua escola para discutir e refletir sobre as ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2020, com o objetivo de garantir o avanço na aprendizagem dos nossos alunos.

A equipe pedagógica da Diretoria de Ensino de Catanduva (Supervisores de Ensino e Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico) e a Dirigente Regional de Ensino, Luciana Bianchin Lopes Pereira, estiveram acompanhando e dando suporte às nossas 27 escolas estaduais e os 02 Centros de Estudos de Línguas – CEL distribuídos nos 15 municípios da nossa região.

 

Conversamos com as equipes gestoras das escolas estaduais e recebemos os seguintes relatos sobre as atividades desenvolvidas na Semana do Planejamento Escolar e as expectativas para o ano letivo de 2020:

“Nosso momento de planejamento se resumiu em uma famosa frase de Thomaz Edison: Se você pode imaginar, você pode fazer.” – Carlos Henrique Cagnassi, Professor Coordenador da EE Dr. Carlos Augusto Froelich de Pindorama-SP.

“Foi uma semana de estudos e reflexões sobre as ações desenvolvidas no ano passado e a partir dos resultados obtidos foram traçadas as metas para 2020, com foco na aprendizagem dos alunos e no bom andamento da escola.” – Adalto Perpétuo Bianco, Diretor da EE Profª Ruth Dalva Ferraz Farão de Itajobi-SP.

“Focamos nos projetos da Seduc e no estabelecimento de metas para o ano letivo a fim de oferecer ensino de qualidade aos nossos alunos.” – Giuliana Fiorin Ambrizzi Marcondes, Professora Coordenadora da EE Nicola Mastrocola de Catanduva-SP.

“Planejamento é o momento em que a equipe se volta para analisar e enxergar que é capaz de avançar e transformar a realidade revisitada.” – Maria Ângela Bastos de Aguiar, Diretora da EE Antonio Maximiano Rodrigues de Catanduva-SP.

“Na escola Carolina, compartilhamos as mudanças, planejamos, trocamos ideias, aprovamos as inovações e interagimos com total engajamento. A escola está pronta para o Saber Compartilhado.” – Sirlei T. Isepão da Silva, Professora Coordenadora da EE​ Prof.ª Carolina de Quadros Toledo de Paraíso-SP.

“O Planejamento Escolar 2020 foi um momento muito importante e decisivo para as escolas. Participação e o envolvimento de toda a comunidade escolar metas e objetivos para o novo ano letivo.” – Maria Luísa Rocha Veiga, Professora Coordenadora da EE​ Antonio Carlos de Catiguá-SP.

“Foi uma semana intensa de formação, aprendizado e o engajamento da equipe com a qualidade da aprendizagem dos nossos estudantes. Equipe show…” – Janaina Mariney de Oliveira, Professora Coordenadora da EE Saturnino Antonio Rosa de Embaúba-SP.

“Nenhum de nós é tão bom quanto nós todos juntos, foi esse o ponto focal que desenvolvemos no planejamento escolar com nossos professores.” – Rosana Maria Batista Custódio de Oliveira, Diretora da EE Pedro Teixeira de Queiroz de Novo Horizonte-SP.

“Uma semana para planejar, retomar e intensificar ações de melhoria da aprendizagem dos nossos alunos. A equipe toda reunida possibilitou estudos e reflexões acerca dos resultados obtidos e das metas esperadas, permeando os diferentes temas orientados para o momento do planejamento.”  – Aureli Martins Sartori de Toledo, Diretora da EE Profª Shirley Camargo Von Zuben de Novo Horizonte-SP.

“A Semana de Planejamento foi um momento oportuno para preparar e alinhar a equipe para melhor desenvolvermos o projeto pedagógico da escola, partindo dos estudos realizados sobre resultados e planos de melhoria das ações da escola, voltados todos para a formação do nosso estudante.” – Alessandra Queiroz Gomes, Diretora da EE Profª Dinorah Silveira Borges de Catanduva-SP.

“Planejar é o primeiro passo para alcançar o sucesso! Essa semana foi um momento de reflexão onde nos debruçamos acerca dos nossos alunos, das nossas potencialidades e das nossas fragilidades.” – Bianca Piccolo, Professora Coordenadora da EE Prof. Cleomério José Campi de Catanduva-SP.

“Na Semana de Planejamento Escolar da escola Izabel Lerro nos reunimos com nossos professores para estabelecer objetivos e traçar metas para o ano letivo de 2020.” – Sandra Regina Boschesi de Giuli, Diretora da EE​ Izabel Lerro Ortenblad de Novais-SP.

“Planejamento 2020: uma semana de reflexão sobre os indicadores da Elmira, sobre as novas plataformas da Seduc e sobre as perspectivas para o futuro, agora com as disciplinas do Inova, que trazem a esperança de dias melhores para a escola.” – Maria José Borduque, Diretora da EE​ Profª Elmira Goulart Pereira de Cajobi-SP.

“Nossa Semana de Planejamento Escolar se resumiu em: Planejamento, Acolhimento e Envolvimento, ferramentas indispensáveis para a obtenção de excelentes resultados.” – Equipe Gestora da EE Cohab Palmares Paulista do município de Palmares Paulista-SP.

“Semana de muito estudo e trabalho coletivo. Momentos de reflexão para a organização de um ano de trabalho produtivo e satisfatório, possibilitando a formação integral de nossos estudantes” – Maria Letícia Pizzi, Professora Coordenadora da EE Joaquim Alves Figueiredo de Catanduva-SP.

“No primeiro dia de planejamento escolar nossos alunos acolheram os professores, gestão e funcionários da nossa unidade escolar. Uma aluna nossa utilizou a seguinte frase: ”A nossa escola acolhe e não escolhe!”, ficamos extremamente gratos por saber que fazemos a diferença na educação e na vida desses alunos. No segundo dia os professores analisaram os métodos de melhorias e resultados (MMR). Já no terceiro dia de planejamento escolar conversamos sobre o Inova Educação, e nos dois últimos dias  socializamos sobre o Método de Melhoria e Convivência Escolar (MMCE) – CONVIVA.” – Rita de Cássia Corniani, Diretora da EE​ Alfredo Minervino de Catanduva-SP.

“O Planejamento foi um momento importante para conhecer o retrato da escola, refletir e construir estratégias para alcançar os objetivos de aprendizagem. Erros de ontem, aprender hoje e superar o amanhã. Juntos podemos ser mais.” – Marcia Mariko Ano Zanetti, Professora Coordenadora da EE Bento de Siqueira de Marapoama-SP.

“Aconteceu de 27 a 31 se janeiro na EE Dr. Nestor Sampaio Bittencourt o planejamento escolar para o ano letivo de 2020. Nestes dias, a equipe gestora e professores tiveram a oportunidade de refletir a respeito das ações realizadas em 2019 e projetarem novas ações para o ano que se inicia, subsidiadas na análise de indicadores. Durante este período, também, a equipe aprofundou os conhecimentos relacionados ao Programa de Ensino Integral.” – Valéria Pastori Lavrini, Diretora da EE Dr. Nestor Sampaio Bittencourt de Catanduva-SP.

“O Planejamento 2020 foi fundamental para destacar as novas temáticas e projetos para este novo ano letivo. As pautas pré-definidas auxiliaram a projetar ações direcionadas as novas disciplinas, além de estimular ao desenvolvimento integral e a um olhar para as novas tendências educacionais.” – Lucas Cesar Munhoz, Professor Coordenador da EE Capitão Horácio Antonio do Nascimento de Tabapuã-SP.

“Semana intensiva de estudos e planejamento, para acolher nossos alunos e propiciar grandes momentos de conhecimento e aprendizagem.” – Almir Rogerio Breguedo de Souza, Diretor da EE Vitorino Pereira de Catanduva-SP.

“Planejamento Escolar 2020, momento de reflexão sobre a ação pedagógica e de tomada de decisões sobre as estratégias que serão utilizadas para a melhoria do ensino-aprendizagem.” – Mariângela Soares Baptistello Porto, Professora Coordenadora da EE Barão do Rio Branco de Catanduva-SP.

“Uma semana de planejamento norteada pelo estudo dos documentos oficiais da SEDUC com foco em aspectos relevantes para o aprendizado dos estudantes! Uma excelente oportunidade de organizar nosso trabalho a fim de alcançarmos os melhores resultados!” – Claudia Cristina de Aquino, Professora Coordenadora da EE Giuseppe Formigoni de Santa Adélia-SP.

“Focamos na interdisciplinaridade, trabalho em equipe, aceitação do novo (inova). Dedicação, importância do compromisso de todos na aprendizagem. Um olhar diferenciado ao aluno. Como um ser humano que aprende mas também sente.” – Thais Aparecida Aessemi, Vice-diretora da EE Benedito Borges da Silveira de Elisiário-SP.

“Foram cinco dias de muito estudo e planejamento, tomando por base os resultados obtidos nos anos anteriores, para que as metas de 2020 pudessem ser definidas, sem nos esquecer que o nosso foco são os alunos.” – Alessandra  Gomieri, Professora Coordenadora da EE João Gomieri Sobrinho de Palmares Paulista-SP.

“Foi uma semana de estudo e dedicação envolvendo toda equipe, pois planejar é refletir, analisar, inovar e programar ações que tenham como foco principal o sucesso almejado, a qualidade no processo ensino aprendizagem. Unindo talentos, iniciamos o Planejamento 2020 com funcionários acolhendo a equipe docente, cantando “Por que tem que ser assim – KLB”.” – Raquel Dias Mendonça, Diretora da EE Gabriel Hernandez de Ariranha-SP.

“Semana de Planejamento, momentos de estudos e reflexões para melhoria do ensino.” – Ana Lúcia dos Santos Claro Sutti, Diretora da EE Mario Florence de Novo Horizonte-SP.

“Foram dias de muita reflexão, trabalho, aprendizado, estudos e o engajamento de toda equipe, com o objetivo de traçar metas para a implantação do novo modelo do “Inova Educação” e garantir a qualidade do ensino para nossos alunos.” – Donisete Inacio Garcia, Vice-diretor da EE Paulo de Lima Corrêa de Catanduva-SP.

 

Fonte: Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia – NIT​​; Escolas estaduais da Diretoria de Ensino da Região de Catanduva.