No dia 17 de maio aconteceu na EE Benedito Borges da Silveira, localizada na rua Benedito Borges da Silveira, nº 165, Centro, em Elisiário, uma solenidade em homenagem ao seu patrono. Através do Projeto de Lei 526/1959, em 20 de abril de 1959, e do ato de denominação publicado em 11 de maio de 1960 pela Lei n. 5.660, o antigo Ginásio Escolar de Elisiário recebeu sua nova denominação, onde foi homenageado o agricultor, pecuarista e vereador Benedito Borges da Silveira.
“Um dia de homenagem e emoção que teve como objetivo resgatar a memória do Vereador Benedito Borges da Silveira para a comunidade na qual a escola está inserida. Embora ele não tenha sido professor dessa unidade escolar, teve uma grande importância para a mesma, pois Benedito ajudou muito a população e doou os terrenos para a construção da escola e era muito estimado pelos moradores de Elisiário/SP.”, afirmou a diretora Priscilla Regassini Garuti.
Nos registros da escola constam que o patrono foi uma pessoa muito querida pelos moradores da cidade de Elisiário, pois ele foi eleito vereador em Catanduva que na época Elisiário era um distrito que pertencia a cidade de Catanduva.
Benedito ajudou muito a população e doou os terrenos para a construção da escola, por esse motivo o deputado da época chamado Orlando Gabriel Zancaner resolveu homenagear Benedito colocando seu nome na única e primeira escola da cidade, através do projeto de lei 526/1.959, em 20 de abril de 1959. O ato de denominação foi publicado em 11 de maio de 1960 pela lei nº 5.660. O deputado fez essa singela homenagem a esse grande e estimado homem que fez tanto por Elisiário.
Benedito Borges da Silveira nasceu em 17 de maio de 1913, na cidade de Bebedouro, estado de São Paulo. Exerceu a profissão de agricultor e pecuarista em Elisiário, onde morou por muitos anos. Participava de todos os eventos do distrito de Elisiário, adorava jogar bola no campo de futebol da cidade, tinha vários amigos, conhecidos na cidade, era um homem generoso e muito carismático.
Foi um político de destaque, vereador em Catanduva, eleito em 1947 e reeleito em 18 de outubro de 1951. Ocupou o cargo de presidente da câmara de vereadores de Catanduva onde se destacou como homem público e exemplo de integridade.
Faleceu em 08 de junho de 1958, aos 45 anos de idade. Seu sepultamento ocorreu no cemitério municipal de Elisiário, onde os moradores, amigos e familiares se despediram dele honrosamente.
Fonte: Equipe gestora da EE Benedito Borges da Silveira.