SP Sem Papel é o programa do Governo do Estado de São Paulo para reduzir / eliminar gradualmente o trâmite de papel no âmbito da Administração Estadual e no seu relacionamento com outras esferas de governo, mediante, entre outras iniciativas, ações de desburocratização e a adoção do processo digital.
O portal SP Sem Papel é uma plataforma corporativa para a produção, tramitação, gestão e controle de processos / documentos digitais, que garante a classificação dos documentos no ato de sua produção de acordo com a Política Estadual de Arquivos.
Também assegura a preservação e a transparência dos documentos produzidos pela Administração Paulista, com controle de documentos sigilosos, e a confiabilidade por meio de assinatura por autenticação ou certificação digital.
A plataforma permite, ainda, a recepção de demandas, facilitando o relacionamento entre Prefeituras, Assembleia Legislativa e o Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de se proporcionar um melhor atendimento à população paulista.
O portal é de uso exclusivo dos servidores públicos da administração estadual, prefeitos e entidades sociais autorizados a produzir documentos digitais e/ou formalizar relação bilateral com o Governo do Estado de São Paulo.
Site Oficial do SP Sem Papel:
https://www.spsempapel.sp.gov.br/
Acesso ao Sistema:
https://www.documentos.spsempapel.sp.gov.br/
Manual Básico de Operações do Sistema:
Resolução SG-57, de 30-9-2019
Padrão de Nomes Arquivos Digitalizados:
Veja aqui como deve ficar a nomenclatura dos documentos digitalizados
Treinamento:
https://treinamentos.spsempapel.sp.gov.br/
Tutorial: Salvar Documento em PDF/A com OCR:
Antes de salvar o arquivo como PDF/A é necessário realizar o processamento OCR para que os textos contidos nos arquivos digitalizados sejam realmente reconhecidos como texto e não apenas como uma imagem, e posteriormente ao subir estes arquivos no sistema, o mesmo permita encontrá-los pelo seu conteúdo.
Opção 1 – baixe e instale o programa no link abaixo:
Obs.: este não é um programa oficial e foi desenvolvido para auxiliar na conversão.
Opção 2 – utilizando o programa PDF-XChange Editor:
Obs.: o Windows 10 instalado pelo NIT de sua diretoria de ensino já possuí este programa instalado e licenciado, portanto desta forma não aparecerão marcas d’água de propaganda nos arquivos. Caso o seu sistema seja o Windows 7 ou outros, verifique com seu NIT a possibilidade de atualizar para o Windows 10, assim este programa funcionará adequadamente e outros problemas relacionados a compatibilidade de programas e sistemas poderão ser evitados.
Opção 3 – programa on-line:
Obs.: sugestão do CGRH/Douglas Matias.
Fonte: Site Oficial do SP em Papel; Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia da Diretoria de Ensino da Região de Catanduva.