VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A CNIJMA é um processo pedagógico e formativo de Educação Ambiental que reúne estudantes, profissionais de educação e comunidades escolares (incluindo familiares dos/as estudantes e aquelas pessoas que se importam com os destinos da educação). Sua intenção é gerar pesquisas, diálogos, troca e construção de conhecimentos, reflexões e ações transformadoras sobre relevantes questões socioambientais que afetam o cotidiano das pessoas.

O processo de Conferência representa a oportunidade de a educação assumir sua responsabilidade no enfrentamento dos problemas socioambientais numa perspectiva política, científica e ética. Dessa forma, a Conferência contribui para o exercício da cidadania ambiental e para o aprofundamento formativo, induzindo transformações no currículo, na gestão e no cotidiano escolar. O processo de Conferência requer diálogo com a comunidade escolar, mas também integração e compromisso do poder público em todos os níveis federativos do país, além do envolvimento de parceiros de outras instituições capazes de contribuir com as escolas.

Nesta sexta edição, o principal objetivo da CNIJMA é contribuir para as escolas poderem reconhecer a importância da mudança do clima, identificando situações de injustiça climática e engajando crianças, adolescentes e jovens na transformação de suas comunidades escolares e dos territórios onde estas se situam. O foco é sensibilizar esses territórios para que, ao exercerem justiça climática em âmbito local, possam também influenciar nos esforços nacionais e planetários por um mundo ambientalmente saudável e socialmente justo.

O Grêmio Estudantil pode exercer papel estratégico na mobilização dos estudantes para a VI CNIJMA, contribuindo na promoção de diálogos acerca das mudanças climáticas e da justiça ambiental. Sua atuação inclui a organização de rodas de conversa, debates e campanhas no ambiente escolar, fomentando a participação ativa e colaborativa dos estudantes. Essa intervenção potencializa o engajamento juvenil e reforça a autonomia na elaboração de ações socioambientais.

A instituição de ensino pode ainda estabelecer parcerias com coletivos ambientais, organizações não governamentais, instituições acadêmicas, associações comunitárias, órgãos de defesa civil e ambientais para fortalecer a realização dessas atividades. Tais parcerias possibilitam o aprofundamento das discussões, fornecem suporte técnico especializado e estimulam a implementação de projetos de ação, ampliando o alcance da Conferência no contexto da comunidade escolar.

Para subsidiar esta fase, recomenda-se a consulta do documento Passo a Passo para a Conferência na Escola, elaborado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), bem como do Regulamento Nacional da VI Conferência Nacional de Juventude, Meio Ambiente e Ação.

Conferência nas escolas: prorrogada de 16 de maio de 2025 para 30 de junho de 2025

O cadastro do Projeto de Ação da Escola deve ser feito por meio de formulário eletrônico disponível no site da CNIJMA, (https://www.gov.br/mec/pt-br/cnijma) até 30 de maio de 2025.