Alunos Premiados no III Congresso de Pré-Iniciação Científica – EE Dr. Nestor Sampaio Bittencourt

​​​​​Reportagem publicada em 05/10/2015 no Jornal: O Regional – Karla Sibro​.

Congresso foi realizado nesta semana e alunos desenvolveram pesquisas.

A Escola Estadual de Ensino Médio Integral Doutor Nestor Sampaio Bittencourt promoveu o III Congresso de Pré-Iniciação Científica com o objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa científica aos alunos. A proposta visa divulgar para a comunidade acadêmica os trabalhos realizados nas mais diversas áreas do conhecimento, refletir a busca dos docentes e estudantes das escolas de educação básica e compartilhar o conhecimento com outras instituições de ensino e pesquisa. O congresso aconteceu nos dias de 30 de setembro a 2 de outubro.
Conforme informações da Diretoria de Ensino de Catanduva um dos principais objetivos do evento é a valorização da pesquisa e a pré-iniciação científica como forma de contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico regional e nacional.
“Assim despertar aptidões dos alunos para os campos das ciências e inovação tecnológica”, informa a dirigente professora Maria Aparecida Cherutti.
A programação do congresso contemplou palestras com diferentes temas e docentes. Os trabalhos apresentados foram: Iniciação científica, Revisão bibliográfica, Atualização e Relato de experiência.
A Palestra de abertura foi ministrada pelo professor doutor Matheus Manoel Teles Menezes – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP com o tema: “Química forense e sua contribuição para a ciência forense”.
“Os alunos da própria escola bem como das demais unidades escolares jurisdicionadas a esta Diretoria de Ensino e outros interessados puderam efetuar suas inscrições em duas categorias: apresentação de trabalhos e participação como ouvintes”, afirma professora Maria Aparecida.
A Diretoria de Ensino de Catanduva e as Instituições de Ensino Superior do município participaram do evento por meio de seus professores mestres e doutores e puderam avaliar os trabalhos inscritos nas diversas modalidades.
“A apresentação dos trabalhos foi realizada no dia primeiro de outubro, sendo que os 10 melhores trabalhos das escolas públicas foram premiados com direito a certificação dos alunos”, ressalta Maria Aparecida.

Trabalhos Premiados
Os trabalhos apresentados foram: Protagonismo Juvenil na Escola de Ensino Integral; Saúde Visual; Dispositivo capaz de converter energia eólica em energia elétrica para recarregar bateria de aparelho celular; Talidomida: do problema à solução; Como controlar a umidade do solo utilizando o arduíno; Como o sonho pode influenciar na personalidade das pessoas?; Incêndio na usina de Santa Adélia e o impacto ambiental causado no Rio São Domingos; Doenças relacionadas ao sistema esquelético e possíveis tratamentos; As armas invisíveis; Entomofagia – novo método alimentar.

Equipe Gestora e Alunos premiados que apresentaram trabalhos de várias áreas.

Para a dirigente Maria Aparecida, o congresso possibilitou aos alunos de Ensino Médio da rede pública estadual a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos por meio da pré-iniciação científica, além de proporcionar contato com docentes das diferentes áreas.
“Os quais professore compartilharem seus conhecimentos e experiências acadêmicas profissionais, e puderam despertar aptidões dos alunos para os campos das ciências e inovação tecnológica. A escola: alunos, gestores, professores e pais estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido, que muito engrandece a nossa diretoria”, conclui.

Encerramento
O encerramento contou com a participação da professora doutora Beatriz Morante de Campos, que ministrou palestra com o tema: “Conceitos de nanotecnologia suas aplicações”.​

F​​on​​te: Jornal O REGIONAL​​​