Conferências Escolares de Meio Ambiente

 

 

Conferências Escolares de Meio Ambiente devem acontecer até 31 de março

As escolas da rede estadual, municipal e particulares estão convidadas para participarem da 

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

 

Comunidades escolares devem realizar reuniões até o dia 31 de março para que possam participar da 5ª CNIJMA (Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente). Mais informações, como calendário de atividades, podem ser conferidas no site oficial do evento, clique aqui. O evento nacional será realizado em junho de 2018.

A V CNIJMA, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” está em consonância com a implementação da Lei das Águas, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e com o 8º Fórum Mundial da Água, e que tem como principal objetivo contribuir com o processo pedagógico e participativo, reunindo estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, mapear, dialogar, refletir e propor ações de intervenção sobre as questões socioambientais a partir do seu território, contextualizando a dimensão social e política da questão da água, percebendo as suas múltiplas dimensões, além de incluir e fortalecer a temática no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

Para apoiar as equipes pedagógicas das Redes de Ensino no processo de divulgação, mobilização e formação a Comissão Organizadora Estadual (COE-SP) indica os seguintes materiais de apoio:

Regulamento Estadual da V CNIJMA – Estado de São Paulo

Manual Orientador “Metodologia de Construção Colaborativa de Projetos”

 

A Conferência na Escola é o momento mais rico do processo, em que os estudantes irão definir um projeto de ação em prol de uma Escola que cuida das águas, por isso será importante a participação de todos os segmentos da escola: equipe gestora, professores, funcionários, estudantes, com apoio do Grêmio Estudantil e, se possível, representantes da comunidade para elaborar de maneira participativa, democrática e colaborativa um projeto de ação relacionado à temática Água como bem comum e um recurso finito, a partir da gestão, do currículo, espaço físico e comunidade.

Podem participar da V CNIJMA os estudantes de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural que estejam matriculados em uma turma do Ensino Fundamental – anos finais, tenham entre 11 e 14 anos na data da Conferência Nacional, participado do processo da Conferência e que demonstrem interesse pela causa socioambiental.

 

A V CNIJMA acontece em quatro momentos:

Conferência nas Escolas: envolve toda a comunidade escolar sem restrição de faixa etária e série. No entanto, os delegados e seus suplentes escolhidos deverão estar cursando o ensino fundamental, anos finais, e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa final da V CNIJMA. A data limite para a realização dessa etapa é 31 de março.

Conferência Municipal/Regional: trata-se de uma etapa opcional que aprofundará o tema a partir da perspectiva local e regional. Por esse motivo, não há data específica para sua realização.

Conferência Estadual:  aprofundará os estudos e diálogos sobre a temática propiciando um espaço de intercâmbio e troca de conhecimentos. Nessa etapa, que deve acontecer até o dia 9 de maio, será realizada a escolha da delegação e de um projeto de ação para representar o Estado na Conferência Nacional.

Conferência Nacional: entre os dias 15 e 19 de junho acontecerá um encontro que reunirá os delegados e delegadas de todos os Estados, que já debateram o tema água em suas escolas. Nessa etapa, os estudantes aprofundarão o tema, socializarão os projetos, participarão de oficinas e de atividades culturais.

Caso tenha alguma dúvida específica sobre V CNIJMA no Estado de São Paulo, entre em contato pelo e-mail vconferenciainfanto.sp@gmail.com, ou acesso o blog da Conferência e também a página do Facebook, que publicam informações periodicamente.

Caso queira, entre em contato, por e-mail decatnpe@educacao.sp.gov.br, com os profissionais da Diretoria de Ensino – Região de Catanduva: Telma Biselli de Lourenço (17)3531-1952 e Marcelo Rampin (17)3531-1954.