Encceja 2023: Inscrições abertas – 22 de Maio a 02 de Junho de 2023

Encceja: Inscrições abertas em 22 de Maio a 02 de Junho de 2023

O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio. As provas do Encceja estão previstas para o dia de 27 de agosto de 2023. O período de inscrição será de 22 de maio a 02 de junho de 2023.

 

EDITAL Nº 19, DE 13 DE MARÇO DE 2023 – ENCCEJA.pdf

 

Para você se preparar, o Inep oferece material de estudo gratuito para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio:

 

Apostilas para estudantes e professores   

 

 

Certificação x Declaração Parcial de Proficiência

Os resultados do Encceja permitem a emissão de dois documentos:

– Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio:
Para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.

– Declaração Parcial de Proficiência:
Para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.

Atenção:

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas não emite certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência. Essa tarefa é das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação parceiros do Inep. Durante a inscrição você precisa escolher em qual Instituição Certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados.

 

Inscrições – clique aqui

 

Encceja 2023 – Maiores Informações

Neste ano, o exame contará com novidades:

  • Inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual.
  • Correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.
  • Laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise.
  • Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Login único – Para acessar algumas das principais informações sobre a participação no Encceja, o participante precisa utilizar o login único de acesso à plataforma gov.br. Caso não lembre a senha da conta cadastrada, é possível verificar e recuperá-la. A senha é necessária, por exemplo, para consultar o local de prova e outras informações do Cartão de Confirmação de Inscrição, como os horários da aplicação.

Encceja – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

 

Fonte: Portal INEP/MEC