EE João Gomieri Sobrinho homenageia seu patrono

No dia 12 de junho foi comemorado na EE João Gomieri Sobrinho, localizada no município de Palmares Paulista, o dia do Patrono. O Projeto foi desenvolvido pela Sala de Leitura, que tem como responsável a professora Eliana Maria Afonso, junto ao “Grêmio Estudantil – C.C.F. Conectados com o Futuro”, envolvendo como público alvo os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos.

“O resultado foi bastante satisfatório, pois os alunos ficaram muito interessados na trajetória do nosso patrono, mostrando gratidão e respeito por sua atuação junto à Comunidade Palmarense”. afirmou a professora Eliana Maria Afonso, responsável pela Sala de Leitura.

O patrono da escola, João Gomieri Sobrinho, em vida foi cidadão benemérito, homem dedicado a comunidade e aos seus concidadãos de Palmares Paulista, onde ao longo de sua vivência dignificou sua passagem em obras humanas e sociais. Doou grande parte de terras de suas propriedades, onde estão hoje construídas, várias entidades públicas entre elas a escola que ostenta seu nome como patrono, e em outras áreas, a sede de abastecimento de água, o antigo matadouro e ainda mais entidades de grande utilidade à população Palmarense.

João Gomieri Sobrinho nasceu na cidade de Santa Cruz das Palmeiras, Estado de São Paulo, no dia 12 de junho de 1897. Era filho do senhor Sebastião Gomieri e da senhora Maria Giraldi Gomieri. Muito jovem ainda, mudou-se com a família, para a fazenda “São José”, no município de Pindorama, onde residiu com seus pais e irmãos, até a época de seu casamento com a Senhora Aurora Girol Gomieri. Após casar-se, veio a residir no Córrego do Jacú, ainda no município de Pindorama, e com muito trabalho e esforço, tornou-se proprietário rural. Em 1941, dispôs de sua propriedade onde residia vindo a comprar terras em Palmares, hoje Palmares Paulista, mantendo residência com sua esposa e filhos, até seu falecimento.

Como agricultor e político em Palmares Paulista, nos idos dos anos quarenta, em companhia de expressivos homens de Palmares Paulista, companheiros políticos, empreenderam importantes melhorias no então distrito de Palmares Paulista, pertencente ao município de Ariranha.

João Gomieri Sobrinho, foi ao decorrer da passagem como cidadão de Palmares Paulista, Subprefeito Municipal, Sub Delgado de Polícia, Juiz de Paz, Comissário de Menores, sempre batalhando em favor dos mais necessitados e desenvolvimento da cidade, para elevar Palmares Paulista, de distrito a município. Sempre buscando melhorias, colocou em funcionamento a “Fonte de Água Mineral Palmares”, conhecida em todo país, pela virtude de suas águas puras e salubres às pessoas.

Em dezembro de 1963 nesta luta conjunta com os companheiros, conseguiram pelo Deputado Estadual, Doutor Orlando Zancaner, por lei estadual, no governo do Doutor Ademar de Barros, elevar o distrito de Palmares Paulista, a Município. Nesta data Palmares Paulista tornou-se legalmente Município do Estado de São Paulo.

Instalado o município de Palmares Paulista, foi eleito Prefeito Municipal em 1964, o saudoso senhor Octávio Juliato, apoiado por João Gomieri Sobrinho, quando então doou várias áreas de terrenos urbanos, para construção de órgãos públicos, marcando destaque e devidamente instalada com conforto e acolhimento a “Escola Estadual João Gomieri Sobrinho”, que recebeu como patrono o nome de seu benfeitor e líder municipalista.

Em 17 de novembro de 1965, João Gomieri Sobrinho, faleceu vítima de grave enfermidade cardíaca, mas deixou marcado em todos os munícipes suas obras, deixando como descendentes uma família que continuou seu trabalho, cujo pensamento sempre foi: “Trabalho e amor a Palmares Paulista e sua gente”.

Os alunos do “Grêmio Estudantil – C.C.F. Conectados com o Futuro” realizaram uma entrevista com a bisneta de João Gomieri Sobrinho, Nádia Naira de Carvalho Gomieri, para obterem mais detalhes da vida do patrono e ainda conhecerem a empresa da família, “Palmares Água Mineral Natural”, confira no vídeo abaixo:

Fonte: Arquivos da EE João Gomieri Sobrinho; Sala de Leitura e “Grêmio Estudantil C.C.F. Conectados com o Futuro” da EE João Gomieri Sobrinho.