Homenagem ao patrono da EE Professor Cleomério José Campi

No dia 15 de março aconteceu na EE Professor Cleomério José Campi, localizada no bairro Jardim Imperial em Catanduva, uma solenidade em homenagem ao seu patrono. Através do Decreto N° 62.893 de 23 de outubro de 2017 a antiga EE Jardim Imperial recebeu sua nova denominação, onde foi homenageando o professor Cleomério José Campi.

Uma noite de muita emoção que teve como objetivo resgatar a importância da vida do Professor Cleomério José Campi para a comunidade na qual a escola está inserida. Sua história transformou vidas nesta comunidade e é com grande honra que fazemos parte dela!” afirmou a diretora Katia Milene da Silveira Rufino.

Equipe Pedagógica da EE Professor Cleomério José Campi e Diretoria de Ensino da Região de Catanduva

 

O professor Cleomério José Campi nasceu na cidade de Paraíso-SP em 16 de março de 1945. Iniciou seus estudos formais no Colégio Estadual e Escola Normal “Barão do Rio Branco”, onde concluiu o curso clássico em 1964. Cursou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Instituto Isolado da USP) de São José do Rio Preto concluindo em 1968 e também a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva, licenciando-se em Pedagogia em 1972. Fez o curso de Especialização em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Barão de Mauá” em Ribeirão Preto.

Educador consciente iniciou sua carreira como Professor de Letras, na Rede Pública Estadual, na EEPSG “Libero de Almeida Silvares” em Fernandópolis, Diretoria de Ensino da Região de Fernandópolis entre 1967 e 1968. Em 1969 lecionou na EEPSG “Elmira Goulart Pereira”, em Cajobi; em 1970 na EEPSG “Carolina de Quadros de Toledo” em Paraíso e de 1970 a 1977 atuou na EEPSG “Giuseppe Formigoni” em Santa Adélia.

Após aprovação em concurso público, assumiu seu cargo efetivo de Professor III em Português em 1977, tomando posse do seu segundo cargo efetivo como Professor III em Inglês em 1979, ambos na EEPG “Joaquim Alves Figueiredo” em Catanduva.

Foi também aprovado em concurso público para o cargo de Diretor, assumindo em 1988 na EEPSG “Ruth Dalva Ferraz Farão” em Itajobi. E posteriormente se removeu para a EEPG “Coronel José Pedro da Motta” no bairro Jardim Imperial em Catanduva, onde permaneceu até sua aposentadoria em 18 de março de 1998. Escola esta que se desmembrou, criando a EE Jardim Imperial, que ficou com o Ensino Fundamental (ciclo II) e o Ensino Médio.

O Professor Cleomério sempre foi um educador consciente, inovador, um colega prestativo e muito solidário com todos que conviviam com ele. Faleceu no dia 24 de novembro de 2016 em Catanduva, vítima de câncer.

Sempre dizia: “O homem que venceu na vida é aquele que preencheu um lugar e cumpriu sua missão, é aquele que procurou o melhor nos outros e que deu aos outros o melhor de si”.

 

Fonte: Arquivos da EE Professor Cleomério José Campi; Diário Oficial do Estado de São Paulo.