PEI Barão do Rio Branco e o Uso Pedagógico das Tecnologias

Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do Coronavírus e, sabendo das dificuldades que todos estamos enfrentando com o ensino remoto e o engajamento dos estudantes, a equipe Barão tem buscado diferentes estratégias para o trabalho com as atividades escolares não presenciais. Em nossas reuniões pelo Microsoft Teams, percebemos que a ferramenta que possibilitou um retorno mais eficaz, por parte dos alunos, foi o Google Forms dada facilidade de acesso e praticidade ao desenvolver as atividades.

Em decorrência disso, buscou-se efetivar o uso desta ferramenta. Para tanto houve um consenso quanto a elaboração de um documento, através de formulários para acesso virtual pelos estudantes que, também podem ser convertidos em PDF para serem impressos, caso haja alunos que não tenham acesso à tecnologia. Dessa forma, todo corpo estudantil será beneficiado. Faz-se necessário ter clareza que algumas atividades contempladas nos CADERNOS VIRTUAIS constam nos materiais de apoio oferecidos pela SEDUC e nos conteúdos desenvolvidos no CMSP (Centro de Mídias São Paulo).

Ressaltamos o trabalho dos Professores Luciano Fernando Dearo e Anderson Miguel Garcia pela elaboração dos 4 (quatro) CADERNOS DE ATIVIDADES VIRTUAIS por ano/série, sendo um para cada área do conhecimento e um para todas as disciplinas da parte diversificada, usando a ferramenta Google Forms. O intuito de disponibilizar os cadernos de atividades virtuais foi facilitar para o aluno a realização das atividades, maior rapidez no retorno para o professor, o engajamento e atendimento dos diferentes públicos de estudantes de nossa unidade escolar, como também, as seguintes premissas estabelecidas no Plano Estratégico 2019-2022 da SEDUC: foco na aprendizagem e na equidade para favorecer a aprendizagem de todos os alunos.

Agora, partimos para a divulgação dos Cadernos de Atividades Virtuais! Os links de todos os Cadernos serão divulgados no Facebook e drive da escola, grupos de WhatsApp das salas, Google Classroom de cada professor.

Parabenizamos os Professores Anderson e Luciano pela ideia e todos os professores pelo empenho, carinho e dedicação.

Seguem dois links para divulgação do trabalho realizado, clique e acesse:

 

Equipe Pedagógica – PEI Barão do Rio Branco.

 

Fonte: Equipe Pedagógica – PEI Barão do Rio Branco.